Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores/as, do Ministério da Educação, e tem por objetivo favorecer o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do/a licenciando/a na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um/a professor/a da escola, com experiência na área de ensino do/a licenciando/a, e orientada por um/a docente da sua Instituição Formadora.
 
A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes, compõe a Política Nacional de Formação de Professores/as. O programa tem como premissa básica o entendimento de que a formação de professores/as, nos cursos de licenciatura, deve propiciar, aos seus egressos, o desenvolvimento de habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade. No caso específico da Filosofia, um ensino comprometido com a formação humana que ser crítica e intérprete de uma realidade em constante movimento. 
 

Atenção estudantes do curso de Licenciatura em Filosofia da UFBA:

Está aberto novo processo seletivo de bolsistas para o Programa Residência Pedagógica. Estão disponíveis 4 (quatro) vagas mais Cadastro Reserva. As inscrições serão recebidas até o próximo dia 20 de outubro de 2020.

Veja Edital no site residenciapedagogica.ufba.br.

 
 
 

 

Coordenadora

Profa. Dra. Urânia Maia
 

Mais informações