ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados, pois se trata de componente curricular obrigatório. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar e o registro de participação no Enade é condição indispensável para a emissão do diploma e a colação de grau.

O Ciclo Avaliativo do Enade é de três anos. Deste modo, os cursos de bacharelado e licenciatura em Filosofia são avaliados a cada três anos.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Nesta página, em ano de avaliação do Curso de Graduação em Filosofia da UFBA e em momento oportuno, serão divulgadas as informações e orientações necessárias aos estudantes do curso.

Mais informações:

Portal Inep