O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, que são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores e da elaboração de um Plano de Trabalho associado a um projeto do/a orientador/a. Para formularem Planos de Trabalho em tempo hábil, recomenda-se às pessoas interessadas em fazer um percurso de Iniciação Científica que perguntem com antecedência a possíveis orientadores se estes apresentarão projetos PIBIC no ano subsequente. A seleção anual normalmente acontece cedo no primeiro semestre.
Alguns objetivos específicos do Programa:
- despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
- estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;
- contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
- proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade autônoma, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; e
- ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.
Requisitos: cursar graduação e disponibilidade para dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.
Condições de participação: procure, em sua área de interesse, um pesquisador que esteja disposto a integrá-lo em sua pesquisa e a orientá-lo.